Pagamento IPVA 2024

De forma simples o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, é um imposto que será cobrado anualmente pelos Estados e pelo Distrito Federal, ele não tem relação com prestação de serviço, como todo o imposto ele faz parte da receita da União, Estados ou Municípios que utiliza apenas dados administrativos.

O que faz dele, além de uma obrigação legal, ser dever para a comunidade.

Ele é pago anualmente, uma vez por ano todos os anos, pelos proprietários dos veículos, sejam carros, ônibus, caminhões, motos, tratores e etc. Este imposto é calculado e cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Existem alguns veículos que não precisam pagar essa taxa, e eles são:

  • Veículos de entidades filantrópicas, desde que sejam devidamente registrados;
  • Veículos de aluguel, como táxis, reboques e similares;
  • Veículos adaptados para portadores de deficiência física;
  • Veículos oficiais, federais, estaduais e municipais;
  • Veículos com mais de 15 (quinze) anos de fabricação.

Para obter o guia de pagamento do IPVA 2024 você deve acessar o portal do Banco Bradesco, ou ir a uma unidade da instituição e lá digitar o número de seu Renavam, para que então possa obter o boleto para realizar o pagamento. O chamado Guia para Regularização de Débitos, ou só de GRD.

Esse boleto pode ser pago em qualquer agência bancária e pode também ser possível seu parcelamento.

Parcelamento do IPVA 2024

O pagamento do IPVA 2024, disponível em GRD, pode ser dividido em 3 (três) parcelas mensais de formas iguais e sucessivas, seguindo o calendário de pagamento. O parcelamento poderá ser feito a qualquer momento, e mesmo que você deixe passar a data, por esquecimento ou por um problema maior, ainda terá direito ao parcelamento, mas vai vim com o calculo mora.

Esse parcelamento do IPVA é pedido através do site do Bradesco, ou de suas demais unidades pelo Estado, a onde se retira o GRD. Então quando você for pagar, basta decidir se vai quitar a vista ou em parcelas.

O que consta no GRD?

Para facilitar sua vida, todos os encargos de licenciamento estão agrupados aqui, tais como IPVA 2024, o Seguro Obrigatório, mas conhecido como DPVAT, as tarifas de serviço devida ao Bradesco, além de taxas para o Detran, como a vistoria e a Documentação de Arrecadação do Detran a DAD.

Cheques e atrasos

Para você que tem cheque preencha-o corretamente, o nome do emissor, o banco e a seguinte frase “Este cheque destina-se ao pagamento da GRD tipo… Renavam n°…”.

Mas se você atrasou, seja por assunto pessoal ou não, vai ser cobrada o juro de mora. Mas não se preocupe, GRD já trás o valor da mora prevendo esse tipo de coisa, o que vai te dispensar de cálculos, carimbos e filas, sem falar das idas ao banco e Secretaria do Estado da Fazenda.

Mas o que é Juros de mora do IPVA 2024?

O Juros de Mora equivale à taxa referencial de Liquidação e Custódia – SELIC, para títulos federais. É calculada a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento do prazo até o último dia do mês anterior ao pagamento.

A multa mora é equivalente à taxa de 0,33% por dia de atraso, calculada a partir do primeiro dia após o vencimento da data de pagamento, é limitada a 20%.

É importante saber que o GRD não cobra apenas o IPVA 2024 do ano correntes, como o débitos dos últimos 5 (cinco) anos também podem ser pagos em GRD. Caso tiver dividas anteriores você pode optar por pagar separadamente, e não precisa ter pagado as anteriores para pagar a do ano corrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *