conheça mais sobre o

Renault Experience

os números

das 5 edições:

82

Universidades

35.000

Estudantes

12

Estados

O compromisso com a formação de novas gerações de profissionais constitui a garantia da continuidade da nossa atividade nos padrões de excelência praticados pela Renault ao longo de seus 120 anos de história.

O Renault Experience nasceu em 2008 com o importante propósito de deixar os estudantes universitários mais próximos da realidade da indústria automobilística, mostrando todo o processo pelo qual um novo carro sai do papel e chega às ruas.

Em 2016 o Desafio Renault Experience passou a se chamar Renault Experience. Ele foi totalmente reformulado, de forma a estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários por meio do modelo de startups. Uma iniciativa da Renault e desenvolvido em conjunto com a Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de startups do Paraná.

Esse novo formato veio substituir o antigo Desafio Renault Experience, realizado desde 2012 pelo Instituto Renault, no intuito de fomentar projetos inovadores vinculados à indústria automotiva premiando os melhores trabalhos apresentados por estudantes das universidades parceiras em diversos estados brasileiros.

O Renault Experience continua evoluindo e agora é um portfólio de projetos ligados totalmente a todos os pilares do Instituto Renault: Capital Humano, Segurança no Trânsito e Meio Ambiente/Mobilidade Sustentável. Com este novo formato, o RX torna-se um ator efetivo e relevante no cenário nacional, buscando soluções para o Social, Universitários e Startups consolidadas.

2008

O Renault Experience nasceu em 2008 com o importante propósito de deixar os estudantes universitários mais próximos da realidade da indústria automobilística, mostrando todo o processo pelo qual um novo carro sai do papel e chega às ruas.

2012

Acontece a primeira evolução do programa no intuito de fomentar projetos inovadores vinculados à indústria automotiva. O concurso acadêmico premiava os melhores trabalhos apresentados por estudantes das universidades parceiras em diversos estados brasileiros.

2016

Seguindo um tema única de “Mobilidade & Conectividade” o Renault Experience foi totalmente reformulado, de forma a estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários por meio do modelo de startups. Uma iniciativa da Renault e desenvolvido em conjunto com a Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná.

2017

Ainda no tema de “Mobilidade & Conectividade”, convidamos os estudantes a participarem deste programa aperfeiçoado com muita interação e aprendizado. Este programa abre a participação de pós-graduandos e a participação de um “não estudante” e torna todo o período de ideação um fluxo aberto para todo Brasil.

Entendemos nosso papel e agora o RX cumpre em sua plenitude a missão do Instituo Renault:

Contribuir para a transformação da sociedade com ações planejadas centradas no progresso das pessoas e da comunidade, por meio da qualificação da educação, do desenvolvimento social e da diversidade, da educação para a segurança no trânsito e da sustentabilidade ambiental e mobilidade urbana.

Nesta nova edição, o programa continua sendo um convite ao empreendedorismo universitário. Desta vez abrangendo todos os níveis de graduação, oferecemos uma trilha de conhecimento completo para guiá-los a identificar um problema, ter uma ideia e desenvolverem-se até virarem uma startup.

Inscreva-se

Quem faz?

O Renault Experience é uma ação que é feita com a contribuição de diversas áreas e empresas do Grupo, capitaneada pela Diretoria de Comunicação em seu braço Instituto Renault.

Com o passar dos anos as áreas vem se aproximando cada vez mais do programa e, na edição 2016, a expressão maior desta sinergia. O RX foi co-criado pelo Instituto Renault, TI e Engenharia, além da Aceleradora de Startups da PUCPR, a Hotmilk.